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O filme descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o próprio criminoso e, através de um médium (Fumiko Honma), a própria vítima. A história se desvela em flashbacks conforme os quatro personagens — o próprio bandido (Toshiro Mifune), o samurai assassinado Kanazawa-no-Takehiro (Masayuki Mori), sua esposa Masago (Machiko Kyō) e o lenhador sem nome (Takashi Shimura) — recontam os eventos de uma tarde em um bosque. Mas é também um flashback dentro de um flashback, porque os relatos das testemunhas são recontados por um lenhador e um sacerdote (Minoru Chiaki) para um grosseiro plebeu (Kichijiro Ueda) enquanto eles esperam por uma tempestade em uma portaria arruinada. Cada história é mutuamente contraditória, deixando o espectador incapaz de determinar a verdade sobre os eventos.
Premiações
* Blue Ribbon Awards (1951) – Venceu na categoria de melhor roteiro (Akira Kurosawa e Shinobu Hashimoto).
* Mainichi Eiga Concours (1951) – Venceu na categoria de melhor atriz ([Machiko Kyô)
* National Board of Review (1951) – Venceu nas categorias de melhor diretor (Akira Kurosawa) e melhor filme estrangeiro (Japão).
* Festival Internacional de Cinema de Veneza (1951) – Recebeu o Leão de Ouro e Italian Film Critics Award (Akira Kurosawa).
* Prêmio Oscar Honorário (1952).
* Oscar (1953) – Indicado na categoria de melhor direção de arte em preto e branco (So Matsuyama e H. Motsumoto).
* BAFTA (1953) – Indicado na categoria de melhor filme de qualquer origem (Japão).
* Directors Guild of America (1953) – Indicado na categoria de realização diretorial ressaltável no cinema (Akira Kurosawa).
Considerações
Rashomon (羅生門, Rashōmon) é um filme japonês de 1950 escrito e dirigido por Akira Kurosawa, trabalhando em estrita colaboração com o diretor de fotografia Kazuo Miyagawa. O filme estrela Toshirō Mifune, Machiko Kyō e Masayuki Mori. O filme é baseado em dois contos de Ryūnosuke Akutagawa ("Rashomon fornece a ambientação, enquanto Yabu no Naka determina os personagens e a trama). Pode-se dizer que Rashomon introduziu Kurosawa e o Cinema do Japão às platéias do Ocidente, sendo este filme considerado uma de suas obras primas. O filme tem uma estrutura de narrativa não-convencional que sugere a impossibilidade de obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vista. Tanto no inglês como em outras línguas, "Rashomon" se tornou um provérbio para qualquer situação na qual a veracidade de um evento é difícil de ser verificada devido à julgamentos conflitantes de diferentes testemunhas. Na psicologia, o filme emprestou seu nome ao chamado "Efeito Rashomon".
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Rashomon.(1950).(Dual.JPA.ENG-Commentary).DVDRip.XviD.avi
Legenda PTBR e ENG (sync by.alsena , tradução ptbr by parkins MKO)
Rashomon.(1950).(Dual.JPA.ENG-Commentary).DVDRip.XviD.srt
Esse filme é PERFEITO como todo filme do Kurosawa. Gosto muito de filmes surpreendentes. O Kurosawa sabia acabar um filme deixando algo no ar ou surpreendendo sem deixar "ares forçados".
ResponderExcluirKurosawa é uma máquina de fazer filmes de qualidade, poucos são os que não gosto. Meu preferidos são Ran e Os Sete Samurais (mas nem todo mundo concorda...gosto né).
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