Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de agosto de 2009

200. O CONDENADO (1947)

Image Hosted by ImageShack.us

IMDb

Militante, líder de uma Organização anti-governista e ex-presidiário, organiza um assalto a uma fábrica em forma de protesto. Envolvido numa imprevisível reação dos seguranças, termina gravemente ferido e abandonado pelos amigos. Vagará sem rumo encontrando apoio entre pessoas desconhecidas, carregando a possibilidade de ter assassinado um dos seguranças. Na verdade, a culpa é o que lhe dói mais. Como sobreviver ao peso de um crime? Como limpar e esquecer as mãos sujas de sangue inocente?

Premiações
Vencedor do BAFTA como melhor filme.
Indicado ao OSCAR por melhor edição.
Indicado no Festival de VENEZA pela direção (Carol Reed).

Curiosidades
O filme foi baseado num livro de F. L. Green e roteirizado pelo próprio escritor.

Crítica
O primeiro filme de Carol Reed após a Guerra coincide com o início do que pode ser considerada uma grande trilogia sobre Culpa e Inocência. Todas as questões morais envolvidas em O Condenado serão prosseguidas por suas próximas obras: O Ídolo Caído (1948) e O Terceiro Homem (1949). E não apenas elas, mas inúmeras outras características que conferem uma impressionante coerência ao universo dos 3 filmes. A mais notável, provavelmente, consiste na excelência técnica envolvida para a criação do suspense. Poucos cineastas conseguiram naquela época construir e sedimentar uma carreira com bases tão sólidas nesse nobre gênero cinematográfico, o que faz de Reed não apenas um conterrâneo do grande mestre Hitchcock, mas uma voz independente e notória na utilização do medo como motor narrativo.

“Em meu trabalho não existe o bem ou o mal, só inocência ou culpa.” Essa é uma das frases ditas pelo investigador em sua busca incessante contra o fugitivo, muito bem ecoada pela própria voz de Reed. Com sua discreta maneira de abordar o político através do espetáculo audiovisual no que ele pode oferecer de mais catártico, Reed compõe em O Condenado um grande leque de situações antológicas, inundadas por um sem número de personagens caricatos e inesquecíveis, cada um com uma maneira de olhar a culpa do protagonista. Aliás, esse último, numa visceral interpretação de um James Mason moribundo, nada mais será do que uma representação da própria culpa humana, uma expiação, num sacrifício e paixão cristãos, constantemente confirmados pela intertextualidade bíblica que a obra transborda.

O agonizar do homem, entremeado por inúmeras reviravoltas pelas ruas irlandesas, tão bem exploradas nos expressivos jogos de luz e sombra, fazem desse filme um dos exercícios mais físicos de Reed. Toda a inquietação moral e ética sobre o crime se delineará através de uma filmagem em incessante e rigorosa ação, encontrando no cinema o escape perfeito para perguntas que não calam na alma. Reed, consciente de seu lugar na sétima arte, tirará proveito como poucos dessa linguagem. Nesse sentido, ele é um grande culpado.

nandodijesus

Screens



Link ed2K
Odd.Man.Out.(1947).DVDRip.XviD.avi

Legendas
Odd.Man.Out.(1947).DVDRip.XviD.srt

(postado originalmente por nandodijesus no MKO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário