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Numa cidadezinha no meio do nada uma mulher e o amante que acabou de conhecer planejam a morte do marido, com resultados imprevisíveis. Obsessão (1943) é a uma adaptação (não-autorizada) do livro O destino bate à sua porta, de James M. Cain, e se não consegue ser uma obra tão bem acabada como sua fonte literária, é ainda assim muito melhor que as duas versões americanas (de 46 e 81) por recusar a super-estilização encontrada nos outros filmes para oferecer um tratamento desglamourizado e sujo, muito mais adequado à secura da narrativa e da história original. Esse olhar distante do estilo "telefone branco" (melodramas inofensivos bancados pelo sistema fascista) ocasionou não somente a ira do regime de Mussolini (que mandou destruir todas as cópias - Visconti conseguiu salvar uma), mas também um título posterior de marco inicial do movimento neo-realista. É uma afirmação pertinente, sem dúvida, mas o jogo de paixões e perturbações sexuais é o elemento mais forte, e está tanto aqui quanto em superproduções como O Inocente ou Sedução da Carne. Ainda em tempo: Clara Calamai e Massimo Girotti, atores profissionais, estão perfeitos nas intrigas policialescas e nos contornos melodramáticos e ao mesmo tempo completamente integrados no cenário do filme, sem trair a naturalidade do todo.
(por Saymon Nascimento)
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