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França, final dos anos 30. Um jovem aviador comete gafe ao falar publicamente do seu caso com a esposa do Marquês de La Chesnaye. Para evitar escândalo maior, o refinado aristocrata convida várias pessoas, incluindo o piloto, para uma caça de final de semana em sua casa de campo. O evento torna-se sombrio quando um dos convidados é assassinado. Em tom de farsa, o mestre Jean Renoir (A Grande Ilusão) revela as "regras do jogo" da sociedade francesa, focando a luta de classes entre aristocratas e empregados. Recentemente, o cineasta Robert Altman homenageou a obra de Renoir, com o remake disfarçado Assassinato em Gosford Park. Assista A Regra do Jogo e descubra porque esta obra-prima magistral é um marco do cinema mundial.
Premiações
- Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Europeu no Festival de Copenhagen, Dinamarca.
- Vencedor do Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Copenhagen, Dinamarca.
Crítica
A Regra do Jogo é considerado por muitos um filme magistral, em parte por ter incorporado uma série de recursos inovadores na maneira de desenvolver sua narrativa. É possível detectar o uso consciente da profundidade de campo, de planos seqüência relativamente longos, e constantes movimentos de câmera - todos mais evidentes no terço final do filme. Esses elementos imprimem à obra uma agilidade e um dinamismo impressionante, contribuindo para o lirismo de sua atmosfera e para uma maior efetividade da mensagem que pretende transmitir. A sagacidade de seus diálogos e o acelerado senso de ritmo o diferencia das outras produções da mesma época, transformando-o em uma obra importante e altamente influenciadora na História do Cinema.
O filme é notório por realizar uma ácida, porém irreverente, crítica à disposição da hierarquia social e, principalmente, à alta burguesia francesa da época. A trama gira em torno de vários representantes da classe mencionada, às voltas com, dentre outras coisas, suas relações amorosas (tanto intra, quanto extra conjugais), os códigos morais e sociais que deveriam seguir, a relação com seus empregados e a presença da morte. O próprio Renoir faz um papel no filme, atuando como o otimista amigo Octave.
A primeira exibição em Paris faz parte de uma das lendas que circundam a obra. Mal recebido por tanto espectadores e críticos, motivou uma calorosa reação negativa e se tornou alvo de modificações – parte da lenda diz que houve desde tentativas de atirar cadeiras à tela, até colocar fogo na sala de cinema. O filme foi cortado de 94 para 81 minutos, ainda assim não sendo apreciado pelo público. Banido pelos censores franceses e, posteriormente, pelos alemães durante a Ocupação, viu finalmente seus negativos perdidos nos bombardeios de 1942. Só no final da década de 50 é que o filme ganharia uma reconstrução, sob a supervisão de Jean Gaborit e Jacques Durand, em uma versão de incríveis 106 minutos.
Durante a ocupação da França na Segunda Guerra Renoir buscou exílio nos Estados Unidos, onde realizou, entre outros, This Land Is Mine em 1943 (de temática anti-nazista) e The Southerner em 1945. Durante sua estadia na América, no entanto, diz dificilmente ter encontrado propostas de filmes que realmente o agradassem. Ao longo de sua carreira enfrentou certo grau de dificuldade para obter financiamento, sendo obrigado a vender quadros de seu pai para realizar algumas de suas obras. À medida que foi envelhecendo, seus filmes foram adquirindo um caráter mais pessoal. Além de desenvolver um estilo mais “autoral”, é também notável um desvio dos temas mais engajados, e até “esquerdistas”, do início de sua filmografia. Realizaria um total de 41 filmes.
Fonte Cineclube Rogério Sganzerla (UFSC)
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