Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

Arquivo do blog

domingo, 19 de julho de 2009

153. SER OU NÃO SER (1942)

Image Hosted by ImageShack.us

IMDb Image Hosted by ImageShack.us

Estamos na Polônia em 1939 e Hitler caminha tranqüilo pela avenida para o espanto dos poloneses. O narrador intervém e voltamos alguns minutos no tempo, dois oficiais da Gestapo tentam extrair informações de uma criança sobre a possível traição de seu pai até que Hitler entra no local e descobrimos que trata-se de um ensaio de uma peça teatral e que era o coadjuvante que interpretava Hitler que irritado saiu as ruas devidamente caracterizado.Poucos filmes tem uma apresentação tão concisa, bastam duas cenas e ficamos sabendo que este é um filme onde arte e vida se imitam o tempo todo, em que as coisas nunca são o que parecem ser e a diferença entre humor e o horror é sempre tênue.

Ser ou Não Ser é uma das melhores comédias de Ernst Lubitsch e se diferencia um pouco do conjunto da sua obra por flertar com o mau gosto. Lubitsch deve ter achado que era a melhor maneira de tratar o assunto. Para Lubitsch os defeitos dos nazistas começavam por eles serem maleducados; nada mais natural que ele tratar da guerra desta forma. As mudanças já começam no elenco: no lugar de um Maurice Chevalier ou Melvyn Douglas, entra o mais grosso Jack Benny. Ele e Carole Lombard são um casal de atores teatrais famosos, e ela mantem um caso com um jovem aviador (Robert Stack) que vai para Londres logo após a invasão alemã. Lá descobre um traidor e retorna tentando impedir que os planos da resistência sejam entregues à Gestapo. Por uma série de coincidências, Benny se vê obrigado a seguidamente atuar para salvar os aliados e o próprio pescoço.

Atrás de toda sua egocêntrica Benny é um poço de insegurança, vivendo (ou acreditando viver) a sombra do talento da mulher. Sua crise após Stack abandonar a poltrona no meio do monologo do "ser ou não ser" (era a deixa para se encontrar com Lombard) é muito engraçada mas ao mesmo tempo não deixa de revelar que por baixo dos excessos de pompa, aquele homem está realmente horrorizado com a idéia de que o publico possa abandona-lo.

Boa parte de Ser ou Não Ser coloca Benny na posição de ter que atuar interpretando diversos nazistas e tendo que improvisar sob situações embaraçosas. Na primeira vez que ele é obrigado a interpretar um nazista temos certeza de que a qualquer segundo ele acabara descoberto, no fim quando ele tem que enganar uma platéia bem maior nós já temos certeza de que ele pode dar conta do serviço e é uma mostra da habilidade de Lubitsch que esta transformação é tão natural que passa despercebida.

Há uma passagem que exemplifica bem estas cenas. Jack Benny tem que interpretar o traidor que ele encontrara um pouco antes diante do coronel pelo qual ele tinha se passado. Começa a imitar o traidor e repete um comentário dele ("Em Londres, te chamam de Campo de Concentração Ehrhardt") e o alemão fica empolgado. Corta para Benny satisfeito, ele tinha conseguido prever exatamente qual seria a reação do coronel.. Em outro momento um ator coadjuvante da trupe que acaba sempre reduzido as extras tem direito a sua grande momento fazendo um monologo para chamar a atenção de toda a gestapo enquanto os demais fugiam.

Ser ou Não Ser com certeza é bastante engraçado mas por trás do humor e da aparente inconseqüência, há uma compreensão das relações humanas cada vez mais difícil de se encontrar . Diante de Lubitsch e seu universo, um cinéfilo em 2002 pode se perguntar no que reside o interesse num filme tão antiquado. De fato, é um cinema ligado a um mundo e códigos que soam estranhos hoje (Ser ou Não Ser envelheceu melhor que outros filmes do cineasta mas não deixa de ser datado), mas em momentos como o que Benny permite que Stack se despeça da esposa antes de partirem numa missão perigosa, percebe-se que o esforço mais do que vale a pena.

Filipe Furtado (contracampo)

Screens



Link ed2k
To.Be.Or.Not.To.Be.(1942).(Legendado.PTBR).VHSRip.XviD-MakingOff.org.avi


(ripado e postado originalmente por fernandoots do MKO...many tks)

3 comentários:

  1. o link está sem fontes, vc poderia ajudar?

    obrigado

    SER OU NÃO SER 1942

    ResponderExcluir
  2. Ola, na verdade estou de fonte única mesmo, fiz o seguinte coloquei em lançamento com prioridade de up, mas se vc me mandar seu nick na mula posso abrir slots para baixar mais rápido.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. meu nick agentefree

    muito obrigado! estou com muita vontade de ver o original

    ResponderExcluir