Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

Arquivo do blog

domingo, 19 de julho de 2009

152. CASABLANCA (1942)

Image Hosted by ImageShack.us

IMDb Image Hosted by ImageShack.us

Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.
Em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto cidades são invadidas pelos alemães, duas pessoas conseguem viver um romance intenso e inesquecível em Paris. O que torna a história mais interessante é exatamente a impossibilidade deste amor continuar.
llsa (lngrid Bergman) apaixona-se por Rick (Humphrey Bogart) mas, em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de trem.
Anos depois já em Casablanca, na Marrocos francesa, ela aparece com seu marido, o herói Victor Laszlo (Paul Henreid), justamente no café de propriedade de Rick.
O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores. O final é realmente surpreendente. Mas o sucesso do filme, que até hoje continua ganhando muitos fãs de todas gerações, explica-se pela fórmula bem-dosada de romance, humor, intriga e suspense.

Premiações
- Recebeu 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Humphrey Bogart), Melhor Ator Coadjuvante (Claude Rains), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora para Comédia/Musical.

Curiosidades
-No início do projeto Ronald Reagan, futuro presidente dos USA, foi cotado para fazer o papel de Bogart.
Michèle Morgan foi convidada para fazer o papel de Ilsa, mas foi descartada por cobrar alto demais.
-A filmagem foi caótica pontuada por brigas entre Humphrey Bogart e Michael Curtiz, o primeiro tendo que aguentar também os chiliques da esposa que pensava que ele tivesse um caso com Ingrid Bergman.
Escrito no dia a dia da filmagem, o roteiro não previa qual dos homens Ilsa iria escolher no final. A decisão foi tomada somente 2 semanas antes do termino da filmagem.
-Em 1987 uma cópia especial foi mostrada no Festival do filme do Rio, na qual Ingrid Bergman não pegava o avião e voltava para os braços de Bogart.
-Devido ao orçamento limitado o avião do final do filme foi construido em papelão.
-Durante a seqüência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.
-Casablanca custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.

Crítica
O que levou um filme, inicialmente previsto para ser mais um dentro da produção em série de um dos mais prolíficos diretores da Warner Bros, Michael Curtiz, a se tornar uma obra de arte e um dos mais famosos da história do cinema?
1) O contexto: filmado durante a segunda guerra mundial conseguiu captar o ambiente, os personagens, o relacionamentos sutis de uma comunidade de refugiados dentro da zona livre que é Casablanca. Muitos do atores principais eram refugiados dentro do cinema americano: Peter Lorre, Ingrid Bergman, Dalio, ou Conrad Veidt. A famosa cena onde a Marseillaise cobre o hino alemão é um monumento de emoção.
2) A fluidez da direção, que permite ao mesmo tempo de entender a situação geopolitica, de apreciar o romance entre Rick e Ilsa principalmente graças a um sutil flashback, e de acompanhar a historia dos outros fugitivos e do dissidente em transito.
3) A interpretação que revela todo o charme e a beleza de Ingrid Bergman enquanto Bogart mostra reais qualidades dramáticas nas cenas de desemparo. A qualidade dos atores coadjuvantes Claud Rains et Conrad Veidt contribui também para o exito do filme. Até Paul Henreid, que parece rígido e elegante demais para um fugitivo, transmite um certa humanidade na sua interpretação.
4) O final surpreendedor, na contracorrente do romance habitual e un dos mais bonitos da história do cinema, até a última frase cheia de ironia mas também de gratidão dita por Claude Rains à Humphrey Bogart.

Screens



Link ed2K
Casablanca.(1942).REMASTERED.FS.DVDRip.XviD-SAPHiRE.avi

Legendas.Tv (by.Benniks)

Para aqueles que ainda não possuem (eu já tenho o meu..rsrsr) e acho indispensável em qq coleção recomendo esta cópia (maravilhosa) que ainda tem fontes ...muito obrigado mais uma vez CK (edonkers forever..)

Casablanca.Ed.Esp.DVDR.CCE.CK.eDonkers.ISO [4.32 Gb]

Nenhum comentário:

Postar um comentário