Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

Arquivo do blog

domingo, 19 de julho de 2009

155. SOBERBA (1942)

Image Hosted by ImageShack.us

IMDb Image Hosted by ImageShack.us

Baseado no romance de Booth Tarkington, com roteiro, produção e direção de Welles, a história se passa entre o final do século 19 e início do 20, quando duas famílias da aristocracia rural enfrentam a decadência. O conflito se dá por causa da arrogância de ambas, num contexto geral, e por razões amorosas, em particular.

Holt é o jovem que se apaixona pela filha (Baxter) de um rico fabricante de automóveis (Cotten). Mas este é um antigo amor não correspondido de sua mãe (Costello), com quem ela pretendia se casar depois de enviuvar, e que o jovem não é favorável.

Premiações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Fotografia - Preto e Branco.

Curiosidades
- Antes do lançamento do filme o diretor Orson Welles diminuiu a duração do filme de 148 para 131 minutos, atendendo a pedidos dos produtores.
- Quando Soberba foi lançado o filme não teve uma boa repercussão. Temendo um desastre financeiro os produtores ordenaram um corte brutal no filme, que passou de 131 para 88 minutos. Este corte foi feito por Robert Wise, editor do filme, durante viagem de Orson Welles para fora dos Estados Unidos.
- As cenas filmadas por Welles e que foram cortadas na versão final foram posteriormente destruídas. Hoje a única lembrança de como seria o filme idealizado pelo diretor é o roteiro por ele usado durante as filmagens.
- Todos os créditos são citados oralmente por Orson Welles, ao término do filme.
- Filmado anteriormente como Pampered Youth (1925) e refilmado, para a TV americana, como Os Magníficos Ambersons (2002).
- O orçamento de Soberba foi de US$ 850 mil.

Crítica
Soberba é o filme mutilado de Orson Welles. Tendo viajado para o Rio de Janeiro para filmar “It´s All True”, dirigiu boa parte da montagem por telegramas. Depois de alguns testes de público mal sucedidos, a RKO decidiu radicalizar nos cortes. A cena final, que leva a um final esperançoso, foi filmada por Robert Wise, que também assina a montagem. Esteticamente, é muito diferente do resto do filme, todo filmado com luzes duras e profundidade de campo.

A idéia de Welles era filmar a decadência dos Amberson paralelamente ao nascimento do império dos automóveis. O final seria a sociedade caótica, poluída, tomada por carros em toda a parte, sem esperança. A questão dos automóveis continua no filme, mas perdeu importância com os cortes e o novo final impostos pelo estúdio.

Apesar de todos esses problemas, Soberba é um grande filme. A estrutura narrativa é construída sobre a narração de Welles, em off, e os comentários dos moradores da cidade, que funcionam como uma espécie de coro. Às vezes comentam as ações, às vezes fazem previsões, às vezes aconselham. Talvez ainda uma herança do trabalho anterior de Welles no rádio, a palavra é muito importante para a narrativa de Soberba.

Apesar de não ter podido contar com Greg Tolland, a fotografia segue a estética de Cidadão Kane: Planos longos, muito contraste, profundidade de campo. Com essa imagens sem meios tons e uma interpretação em alguns momentos bem intensa, o filme chega a aproximar-se do expressionismo, principalmente nas cenas entre o personagem George Minafer e sua tia, interpretada por Agnes Moorehead.

Talvez o mais forte de Soberba sejam as cenas de brigas e discussões em família, amparadas pelos excelentes desempenhos que Welles consegue dos seus atores. Se falta um pouco de coesão ao filme, principalmente na parte final, há grandes momentos espalhados pelo filme. Segundo Welles, se não tivesse perdido quarenta minutos nos cortes da RKO, Soberba seria um filme superior a Kane.
Fonte

Screens



Link ed2k
The.Magnicent.Ambersons.(1942).DVDRip.XviD.avi

Legendas
The.Magnicent.Ambersons.(1942).DVDRip.XviD.srt

(Postado Originalmente por wfriche do makingoff.org many tks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário