IMDb
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
"Ninguém poderá negar que Metropolis é uma obra prima visual. Tendo em consideração o período em que foi filmado, seus efeitos especiais são estrondosos. Não havia computadores para criar esses efeitos por isso todos eles foram criados à mão. Quer através de edição quer através da camera pelo cinematógrafo Karl Freund. Por exemplo as miniaturas realistas são obra de Eugene Schufftan, cujo o processo de empenho técnico veio a ser adoptado nos EUA. Para criar certos efeitos eram colocados espelhos estrategicamente posicionados. De modo a expor a imagem intencionada a ser projectada, a parte prateada do espelho tinha de ser raspada em locais estrategicamente apropriados. Um único erro poderia arruinar o espelho assim como toda a imagem. Este processo teve de ser empregue, quando essa era a intenção, em cada plano composto.
Motivos
Expressionismo Alemão
Apesar de existirem diversas teorias acerca do Expressionismo Alemão, todas elas o indiciam como uma teoria da arte que expressa sentimentos de forma abstracta. O Expressionismo prevaleceu nas artes mesmo depois da I Grande Guerra, Quando a Alemanha entrou num período de calamidade e confusão, numa quase histérica disparidade a par com a economia num país que cavalgava sob a inflação. Os cinematógrafos alemães capitalizaram neste terror abrangente ao procurarem explorar o fantástico, o misterioso e o macabro.
Os primeiros temas do expressionismo basearam-se na luta humana para tirar sentido do mundo que os rodeava. Os filmes Expressionistas procuram encontrar respostas aos nossos problemas. Estes filmes levantam sempre um sentimento de que algo está errado e deslocado. Estes sentimentos manifestam-se no ‘Metropolis’ na forma como os trabalhadores são desumanizados. Apresenta-se um conflito: proprietários vs. trabalhadores.
Simbolos
Simbolismo Religioso
Os símbolos mais óbvios no ‘Metropolis’ são sem dúvida os religiosos. Este filme tem símbolos suficientes para devotar paginas a assinala-los. No entanto os mais óbvios são aqueles que envolvem Freder e Maria.
O filme forma paralelo entre a história bíblica de Adão e Eva, sendo mais exacto, a tentação do homem. Freder é o milagre dos Jardins Eternos tal como Adão. Está sempre muito contente perseguindo raparigas em redor de uma bela fonte. Maria surge e dá-lhe conhecimento dos trabalhadores, dos subterrâneos; isto faz com que ele caia na realidade, num estado detentor de conhecimento e de simpatia à causa da liberdade. Na superfície deste mundo encontra-se uma sociedade utópica, onde ninguém trabalha, como se comparando-a ao céu, mas a sobrevivência desta sociedade e cidade está dependente por inteiro do mundo subterrâneo, e seus trabalhadores."
Screens
Link ed2K
Metropolis.(1927).(+Commentary).REMASTERED.FS.DVDRip.AC3.XviD.cd1-AEN
Metropolis.(1927).(+Commentary).REMASTERED.FS.DVDRip.AC3.XviD.cd2-AEN
Legendas.Tv (by.kurtislost)
Nenhum comentário:
Postar um comentário