Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

Arquivo do blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

2. O GRANDE ROUBO DO TREM (1903)



IMDb

Um grupo de bandidos executa um ousado assalto a um trem e a seus passageiros, para depois fugir pela mata. Considerado por muitos o primeiro faroeste, contendo cenas que grandes filmes do gênero apresentariam décadas depois.

Crítica
A importância deste "O Grande Roubo do Trem" de 1903 para o cinema não pode ser medido apenas em termos de se o filme é bom ou não. (É bom!). E nem pode ser encarado com o mesmo olhar crítico lançado sobre "The Dark Knight", apesar de "O Grande Roubo do Trem" exibir qualidades impressionantes (a cena de luta no trem em movimento, por exemplo) mesmo para os dias atuais.

Co-escrito, fotografado e dirigido pelo americano Edwin S. Porter (21/04/1870 - 30/04/1941), que foi operador de câmera de Thomas Alva Edison (também produtor), o filme contou com um elenco que incluía A. C. Abadie, Gilbert M. "Broncho Billy" Anderson, George Barnes e Justus D. Barnes.
Na trama, são mostrados bandidos tramando o assalto a um trem. Um primeiro grupo obriga o telegrafista da estação a pedir a parada em pleno campo; após a parada do trem, o resto do bando coloca os passageiros para fora, mata o guarda e rouba os passageiros. Um deles, que tentava fugir, é morto enquanto os bandidos pegam seus cavalos, que ficaram escondidos num morro, mas o empregado da estação consegue dar o alarme. Os habitantes da cidadezinha se mobilizam e, após um combate movimentado, todos criminosos são mortos. Na verdade essa não é apenas a sinopse, mas basicamente todo o assunto do filme.

"O Grande Roubo do Trem" representa um passo importantíssimo ao que temos como cinema hoje. Em 1903, quando o filme foi lançado, o cinema ainda estava definindo sua linguagem. Apenas em 1915 com "O Nascimento de Uma Nação" é que esta linguagem teve uma definição mais clara e o cinema passou a não só exibir 'fotografias que se mexem' mas a contar histórias.

Considerado o primeiro western, a produção é, na verdade, o que chamamos hoje de 'curta metragem' e tem apenas doze minutos de duração, mas é um dos grandes marcos da história do cinema por ser pioneiro na narrativa cinematográfica, pois cenas filmadas em lugares diferentes e momentos diferentes foram editadas em sequência, formando uma narrativa, o que era raro para a época. Há também um dos primeiros usos de montagem paralela e (pasmem!) uma sequência colorida.

O filme apresenta algumas qualidades inovadoras: filmagem em cenários reais, impressionantes movimentos de câmera, montagem paralela e efeitos de 'zoom' (uma técnica muito avançada para a época).

Além disso, as inovações de Porter incluíam a utilização do cenário natural de Nova Jersey, o que reforçou o filme com conotações realistas (a festa da cidadezinha interrompida pelo anúncio do drama) e imprimiu um ritmo vigoroso nas cenas de ação. E pode-se dizer que até mesmo efeito especial foi usado. Na cena da luta em cida do trem, um dos bandidos acaba se livrando de seu oponente e o lança para fora do vagão. Muito embora se perceba claramente tratar-se de um boneco até mal feito, não se pode deixar de notar aí a criatividade, a inteligência e até a técnica de montagem do cineasta.

Mas certamente a grande sacada do diretor foi encerrar o filme com um primeiro plano do vilão (George Barnes) apontando a arma para os espectadores. Dá para imaginar o susto e os gritos da platéia durante as exibições. Se esse não foi o primeiro ‘close’ da história do cinema, pelo menos foi o que tinha um valor narrativo específico e o cineasta Martin Scorsese homenageou “O Grande Roubo do Trem” no último plano de seu "Os Bons Companheiros" de 1990, onde o personagem do Joe Pesci atira na direção da camera.

Em suma, mais do que um filme, trata-se de um registro de uma época e um passo largo na evolução do cinema. Obrigatório para qualquer cinéfilo.

Por Weliton Vicente
29/07/2008

Screens



Link ed2K
The.Great.Train.Robbery.1903.TVRip.XviD.avi

4 comentários:

  1. Esse filme é sensacional! Principalmente pelo 'politicamente incorreto'. Afinal, não é todo dia que se vê uma história onde os bandidos matam refém e no final são mortos sem qualquer chance de irem a julgamento. Sem contar a cena final, do tiro na tela, que chega a ser mítica!

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra assistir os filmes?! clico pra downlaod e da erro diz nao sei o que de "ed2k:"

    ResponderExcluir
  3. Eu consigo baixar através do programa DreaMule. Instale este programa ou outro da sua preferência depois é só clicar no link, e esperar!

    ResponderExcluir
  4. Baixei pelo programa U-Torrent este filme uma versão remasterizada e foi rapidíssimo. Primeiro instale o prgram U-Torrent ou qualque outro similar. E depois clique no link: http://kat.ph/the-great-train-robbery-1903-resampled-edition-sirius-share-t323272.html
    Copie este endereço na barra de endereços vai abri na página do filme. Clique embaixo onde tem download do torrent. Apos baixar o torrent vá no seu PC e clique de novo no link que vc baixou. Esta versão está ótima e foi remasterizada.

    ResponderExcluir