Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

sábado, 27 de novembro de 2010

472. MARKETÁ LAZAROVA (1967)

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us



Votado como o melhor filme Tcheco de todos os tempos, Marketa Lazarova é um épico medieval poderoso e apaixonado, situado no século Xlll. Baseado na obra do escritor de vanguarda Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova.Com reminiscências da obra de Tarkovsk e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlacil e um dos marcos do cinema mundial.

Curiosidade
Vlácil levou os atores e parte da equipe técnica para viverem na floresta de Sumava com os recursos e as condições retratadas no filme. Por 2 anos, todos viveram como no século XIV.

Crítica
Em primeiro lugar, os superlativos. Embora eu não tenha competência para julgar se Marketa Lazarová realmente é o melhor filme já feito na República Tcheca (como afirmado por uma pesquisa realizada com mais de 100 críticos de cinema Tchecos em 1998), após assistir a três vezes ao filme eu estou seguro o suficiente para colocá-lo ao lado de "A Fonte da Donzela" de Bergman (Jungfrukällan, 1960), "Os Cavalos de Fogo" de Paradjanov (Tini zabutykh predkiv, 1964) e "Badaladas à Meia Noite" de Welles (Chimes at Midnight, 1966), seus únicos rivais quando se trata de ser incrívelmente convincentes na tradução cinematográfica da era medieval. Suas cenas de ação nos lembram Kurosawa em sua fase mais exuberante, as cenas em widescreen com grande profundidade de foco têm mais que uma pitada de "Andrei Rublev" de Tarkovsky (Andrei Rublyov, 1969), e a trilha sonora de Zdenek Liska não fica em nada a dever ao trabalho de Ennio Morricone nos meados dos anos 60 pelo uso de inesperados vocais, ainda que estranhamente adequados, e efeitos percussivos e eletrônicos. Uma vez que nenhum dos atores são conhecidos fora de seu país natal (a atriz principal, Magda Vašáryová, atualmente é uma mulher pública de grande estatura em seu país, tendo sido candidata presidencial), eles parecem absolutamente autênticos, como se František Vlácil simplesmente tivesse levado sua camera para o meio da Bohemia do século XIII e filmado o que estava acontecendo.

O filme começa com uma série de paisagens marcadas pelo branco do inverno "gelado e passional como a cristandade daquela época", diz o ligeiramente zombeteiro narrador, que posteriormente irá assumir o papel de Deus em um diálogo com uma de suas mais infelizes criações. Uma matilha de lobos cruza a tela devorando tudo o que podem, corpos humanos ainda frescos são uma iguaria especial. Os créditos respeitam a hierarquia familiar, tão característica do período. O personagem dramático central é diferenciado pelo uso de uma ornada fonte germânica, em contraste com a tipografia sem serifa do resto do texto. No filme que leva o seu nome, Marketa Lazarová se situa em um posto bem abaixo, como é adequado para a filha de um homem que, ele próprio, ocupa um lugar relativamente baixo na escala social. Em poucas e hábeis cenas, Vlácil estabelece um de seus temas dominantes: a relativa insignificância do homem em um cenário que é implacável em seu clima e em sua fauna.

Marketa Lazarova está dividido em duas partes, intituladas "Straba" e "O Cordeiro de Deus". No final da primeira parte, aprendemos que Straba é um lobisomem, mas não um lobisomem no sentido fantástico tradicional (o filme tem seus elementos sobrenaturais, mas eles também podem ser alucinações justamente dos personagens mais extenuados do filme), mas um homem que foi condenado a viver como um lobo, como a pior punição concebível pelos seus pecados. Esse é provavelmente somente um conto folclórico, contado por Katerina, a matriarca da família Kozlík, e parece não ter outra finalidade na estória além de evocar a crueldade bestial que permeia todo o filme. Com exceção das freiras que compõem a ordem religiosa que Marketa deseja aderir, a vida desses homens vestidos em peles de animais não está muito distanciada das bestas que os cercam, e para surpresa de ninguém exceto o seu proprietário (o lerdo e tolo Bernard) o cordeiro da segunda parte é rapidamente capturado e comido, sua cabeça cortada rola sem cerimônias pela encosta, como uma bola de futebol disforme.

O filme também é dividido em doze "capítulos", cada um anunciado por um título de abertura, na mesma combinação tipográfica dos créditos. À primeira vista, eles podem se revelar essenciais para uma orientação básica na estória, apesar de sua linguagem declamatória seja ocasionalmente motivo para suscitar dúvidas ("Sobre a campanha que se tornou um funeral, e como o capitão refletiu sobre a morte de seu ajudante que caiu nas mãos dos filhos de Kozlik perante Oboriste. Ele foi enterrado em Rohacek.")

No início do filme a camera assume a mesma posição agachada de Mikoláš Kozlík, escondido no matagal, como seu irmão mais novo Adam (apelidado "Jednorucka" ou "maneta" - descobrimos gradualmente como ele perdeu seu braço esquerdo em uma série de flashbacks) que deliberadamente se coloca no caminho de uma procissão de nobres saxões. Em minutos um é morto, dois são raptados e o bando é disperso, jurando uma sangrenta vingança. O vizinho de Kozlíc, Lazar, rouba os corpos, o que faz com que Mikoláš erroneamente acredite que ele se tornará um aliado. Um erro que quase custa a sua vida.

Mas o tema central da vingança, embora forneça a espinha dorsal da narrativa, em última instância desempenha um plano de fundo para que Vlácil componha sua impressionantemente detalhada evocação de um ambiente medieval. Produto de anos de pesquisa (ele até convenceu seu elenco a viver como os personagens do filme), ele explora as vidas desses personagens de cima a baixo: a busca e o armazenamento de alimento no inverno, os cuidados com os cavalos, falcões e outros animais são tão importantes quanto os mais abrangentes confrontos entre tribos e religiões.

As duas personagens femininas centrais, Marketa Lazarová e Alexandra Kozlíková representam, respectivamente, o cristianismo e o paganismo - Marketa anseia pela segurança e santidade da igreja (cuja simetria e elaboração arquitetônica representam a ordem em um mundo de caos generalizado), enquanto Alexandra transforma uma árvore retorcida em santuário pessoal, realiza sacrifícios rituais e se distrai nua em uma sequência de grande erotismo ao ar livre. Ela também tinha uma relação incestuosa com seu irmão, Adam, antes de se envolver com Kristián, bispo de Hennau, o prisioneiro de Mikoláš e filho do conde saxão.

Mas o conflito primário se dá entre as duas principais figuras patriarcais, o velho Kozlík e o Capitão Pivo ("Cerveja"), o representante do rei, ordenado vingador do ataque e sequestro perpetrado pelos filhos de Kozlík. Os dois têm forças consideráveis à sua disposição: a de Pivo formada por soldados profissionais e a de Kozlík formada pelos membros de sua extensa família. Com uma longa cicatriz dividindo seu crânio sem cabelos, provavelmente resquício de batalhas passadas, Kozlík claramente não é um homem para se brincar: recuando de um confronto violento com Pivo ele é atacado por lobos, mas consegue se salvar estripando um dos lobos e deixando que os outros se regozijem com o cadáver. Ele é tão prático que quando seus filhos o presenteiam com dois cavalos roubados dos saxões ele manda abater o garanhão (já que é mais vantajoso comê-lo do que alimentá-lo), mantendo a égua (presumivelmente como reprodutora).

Com esse duro pano de fundo, onde até a primavera parece ser profundamente congelante, não esperamos que grandes romances floresçam. Assim, o que desponta entre Mikoláš e Marketa é marcado pela violência inicial (arrastada pelos cabelos para longe da casa paterna ela é estuprada e presa a ferros) e pela dificuldade de compreensão – apesar de passarem muito tempo juntos na tela, eles mantêm apenas uma conversa, já próximo ao fim do filme. O diálogo, de forma geral, é escasso em um filme onde os gestos falam mais alto – em um ponto, Adam, até mesmo finge ser mudo quando capturado, sendo a melhor estratégia para sobreviver ao interrogatório. O personagem mais loquaz, Bernard, na maior parte das vezes somente produz tagarelices religiosas (“O solilóquio de um louco”, é o nome de um capítulo), enquanto a fala de Katerina, a fonte de sabedoria popular, é caracterizada mais por uma atmosfera estranha e sobrenatural do que pela relevância imediata para a situação em questão.

Mas quem precisa de palavras quando as imagens são tão eloqüentes? O talento do diretor Vlácil, já muito em evidência no “The White Dove” (Holubice, 1960), domina todas as tomadas. Composições intricadas (Eisenstein e Welles parecem ser suas mais fortes influências) e movimentos de câmera precisos criam cenas impressionantes uma após a outra, quer sejam as freiras simbolicamente libertando dezenas de pombos, ou Kristián andando desarmado através de uma matilha de lobos, os homens de Pivo encalhados em um pântano ou o silencioso, ainda que poderoso, encontro de Marketa com um cervo na floresta.

Tudo isso é reforçado por uma montagem imaginativa, com grande uso dos breves, e algumas vezes quase abstratos, flashbacks associativos, assim como deliberados ecos visuais – um porco é pendurado para abate num momento inicial do filme, mais tarde vislumbramos, quase que imperceptivelmente, um homem nu, na mesma posição, aguardando o mesmo destino. A trilha sonora densa e cheia de camadas é particularmente rica. A música de Liška é constituída principalmente de vocais à cappella e uma percussão complexa, ela parece surgir organicamente a partir da fusão de sons naturais e artificiais: os gritos de pássaros, animais e seres humanos, o crepitar do fogo, o choque de metal contra metal.

O formidável e inventivo filme de Frantisek Vlácil é uma escolha obrigatória para quem quiser explorar o seu trabalho ou o cinema Tcheco – ou para qualquer um que queira desfrutar de uma obra prima do cinema que é quase que totalmente desconhecida pela crítica cinematográfica ocidental. Marketa Lazarová é uma das mais excitantes redescobertas dos últimos anos – ou melhor, descoberta, já que aparentemente o filme só tinha 3 cópias em 35 mm na Inglaterra até a presente data e a única maneira de assisti-lo em vídeo era através de cópias em VHS sem legendas importadas da República Tcheca. Até agora.

Fonte Kinoblog

Screens


(Todas Informações e Legenda obtidas no Post do Usuário Corisco no MKO)

Link ed2K
Marketa.Lazarova.(1967).DVDRip.XviD-QQZ.avi

Legenda
Marketa.Lazarova.(1967).DVDRip.XviD-QQZ.ptbr.eng.spa.srt
ou
Link Direto

2 comentários:

  1. Sou leitor assíduo do blog. Mas muitos links simplesmente nos levam a uma página em branco (este eh um deles).

    ResponderExcluir
  2. Puxa Luis qual dos links os ed2k?, o da legenda direta?, o do Kinoblog?, realmente testei todos e estão todos funcionando, seria de grande ajuda se vc pudesse me responder.

    ResponderExcluir