Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

domingo, 19 de setembro de 2010

429. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964)

Image Hosted by ImageShack.us



No sertão nordestido, o vaqueiro Manuel mata seu patrão e foge com a mulher, Rosa. Os dois tornam-se seguidores do líder messiânico "Santo" Sebastião, até que o jagunço Antônio das Mortes, a mando dos coronéis e da Igreja, mata o velho beato e seus fiéis. Manuel e Rosa sobrevivem e encontram o cangaceiro Corisco. Este converte Manuel ao cangaço, rebatizando-o de Satanás. Corisco é caçado e morto por Antonio das Mortes.

Premiações
*Melhor Produtor (Luiz Augusto Mendes) e Melhor Ator Secundário (Maurícioo do Valle) Prêmio Saci São Paulo, 1964;
*Melhor Composição (Sérgio Ricardo) Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1964;
*Prêmio da Crítica Mexicana Festival Internacional de Acapulco/México, 1964;
*Grande Prêmio Festival de Cinema Livre/Itália, 1964;
*Prêmio Náiade de Ouro Festival Internacional de Porreta Termi/Itália, 1964;
*Troféu SACI Melhor Ator Coadjuvante (Maurício do Valle), 1965;
*Terceiro Prêmio Prêmios de Cinema do IV Centenário Rio de Janeiro, 1965;
*Grande Prêmio Latino-Americano - I Festival Internacional de Mar Del Plata/Argentina, 1966.

Crítica
Eram anos de ilusões desenfreadas, ligadas diretamente ao desenvolvimentismo iniciado pelos anos Juscelino Kubitschek. Aspirava-se um país que finalmente se livraria de um não-oficial escravismo colonial e que pudesse responder à altura os anseios de seu povo. Nesta época romântica (depois despedaçada com o advento da tomada do poder pelos militares), em que uma geração de cinéfilos, que depois se tornariam críticos e realizadores, desejavam um novo modo de viver a vida e o cinema, inspirados pelo despojamento do neo-realismo italiano, pelas elucubrações da Nouvelle Vague francesa e pelo cinema brasileiro independente da década de 1950.

Esse “novo” seria concretizado na abrangência simultânea do tema da preocupação social e nacional e uma forma de renovação da linguagem cinematográfica. Filmes como Mandacaru Vermelho (1960), Cinco Vezes Favela (1961), Os Cafajestes (1962), Assalto ao Trem Pagador (1962), Vidas Secas (1963), Ganga Zumba (1963) e Os Fuzis (1963) se encarregaram de apresentar esse novo jeito de fazer cinema para o país, uma espécie de resposta à situação vigente e um mecanismo de discussão da realidade em seus mais amplos aspectos.

Entretanto o filme que pontuou o movimento – até então e para sempre – surgiu com o nome Deus e o Diabo na Terra do Sol, lançado em 1964, cujo impacto sobrevive aos dias atuais. Glauber Rocha, seu realizador, utilizou-se do espaço físico e simbólico do sertão, no qual as contradições de cinco séculos de colonização se apresentam com maior intensidade e no qual a resistência do povo sobrepuja a miséria, para apresentar sua alegoria sobre a perpetuação da injustiça social, através da personificação da sociedade por sertanejos, coronéis, cangaceiros, matadores e profetas.

Glauber, na tentativa de promover uma espécie de “desalienação” do espectador em relação às estéticas dominantes, e em compasso com as teorias soviéticas de montagem, já começa o seu filme com elipses que condensam situações, marcando referenciais e descartando a narrativa da evolução contínua e padrões assimilados como o plano-contraplano. Seguem-se momentos em que a montagem é descontinuada e combinada com o uso de uma trilha sonora ruidosa e saturada, causando grande desconforto, passando logo em seguida para um grande silêncio contrastante. O uso de câmera na mão, trazendo o espectador para “dentro do filme”, como testemunha, é outro recurso utilizado, dando razão ao grande poeta russo Maiakóvski, para quem uma poesia revolucionária deveria ser acompanhada de uma linguagem revolucionária.

O filme estrutura-se linearmente em três blocos bem distintos que são delineados de acordo com o momento de seu personagem principal. O primeiro deles é a da apresentação da situação inicial (a questão do latifúndio), com Manuel vaqueiro (Geraldo Del Rey) vivendo na roça, em precárias condições, com a mulher Rosa (Yoná Magalhães) e a mãe. Quando por ocasião do acerto de contas com o patrão Coronel Morais (Milton Roda), sente-se lesado e comete homicídio. É perseguido por jagunços e vê sua mãe falecer. Em sua fuga, encontra o messias Sebastião (Lídio Silva) e seus seguidores, o que representa o fim do primeiro bloco e início da parte intermediária, que concentra-se na religiosidade. É o momento Manuel beato, que busca a purificação da alma e que sofre oposição da cética Rosa, que não acredita no profeta. Enquanto isso surge Antônio das Mortes (Maurício do Valle), contratado pelos incomodados latifundiários e pela Igreja Católica, com o fim de dar cabo a Sebastião. É quando acontece a segunda transição, com Antônio das Mortes exterminando os beatos e Rosa matando Sebastião. O terceiro bloco então surge com Manuel e Rosa, conduzidos pelo cego Júlio a Corisco (Othon Bastos), sobrevivente do massacre que deu fim à lenda de Lampião. Surge então o Manuel cangaceiro, que passa a ter embates com Corisco sobre as grandezas do “santo” Sebastião e Lampião. É o bloco da violência, quando Antônio das Mortes cumpre a missão de exterminar o último dos cangaceiros.

Eis então que Manuel, liberto de todas as influências, corre em direção à liberdade, que metaforicamente se dá pela conversão do sertão em mar, o emblema de todo o filme, significando uma ansiada mudança da ordem natural das coisas, na qual o povo desbancaria as elites dominantes e assumiria o controle do poder.

Importante observar que a representação de Deus e o Diabo na Terra do Sol tem diálogo espontâneo com o espectador, num discurso que tem o cantador como presença vital. O cantador, no contexto do universo focalizado, é a própria encarnação da tradição, que traz consigo uma relação muito específica com o referencial histórico. E é o cordel (de autoria do próprio Glauber em colaboração com Sérgio Ricardo) outro dos artifícios que o filme se utiliza para demarcar a questão da transformação: vez por outra dá lugar a peças de Villa Lobos, representações de um projeto cultural de um Brasil desenvolvido igualitariamente. Projeto esse que ainda esperamos que um dia se concretize.

Fonte Cineplayers Andy Malafaya

Screens


Link ed2K
Deus.E.O.Diabo.Na.Terra.Do.Sol.(1964).DVDRip.XviD.cd1.avi
Deus.E.O.Diabo.Na.Terra.Do.Sol.(1964).DVDRip.XviD.cd2.avi

Nenhum comentário:

Postar um comentário