
IMDb


Um famoso cirurgião, após desfigurar a filha num acidente de carro, lança-se no desenvolvimento de uma nova forma de transplante facial a partir de uma doadora viva, fato que o levava a matar suas pacientes para roubar-lhe os rostos. A técnica funcionou na sua assistente, mas o corpo da filha rejeita sucessivamente os novos rostos implantados, causando uma série infindável de crimes que logo chama a atenção da polícia, dando início às investigações.
Crítica
Este filme é uma daquelas preciosidades praticamente esquecidas que nos satisfazem imensamente quando vistas, geralmente por acaso. O filme sequer tem título em português e seu título original em francês “Les Yeux sans visage” significa literamente “Olhos Sem Face” mas foi traduzido bizonhamente como “The Horror Chamber of Dr. Faustus” ou “A Câmara de Horror do Dr. Faustus” nos EUA. Eca. O filme trata de um médico atormentado por ter causado um acidente em que sua filha fica com o rosto desfigurado e de suas tentativas, a quaisquer custo, de reconstruí-lo.
Esqueça esse terror atual com exceção, talvez, do neo-terror asiático, com suas cenas pingando sangue, suas explosões, seus assassinos e suas cenas completamente não críveis. Parece que o mundo atual está tão bagunçado que o terror deve transcender a realidade pra poder aterrorizar. “Simples” assassinatos, imoralidades e violências parecem ter se tornado comuns demais para causar efeito. “Olhos Sem Face” é uma espécie de terror fantástico, aterrorizante mesmo com poucas/nenhuma gota de sangue.
O filme inicia-se com uma mulher, que você descobre logo logo ser secretária do famosíssimo médico/pesquisador Dr. Génessier. Este simula o sumiço e morte de sua filha, Christine, de forma a poder trabalhar na reconstrução de sua face com mais calma pois em um acidente de carro no qual o Dr. Génessier dirigia sem cautela a face de sua filha foi calcinada. O método que escolhido pelo médio é fazer transplantes das faces de outras garotas, de mesmo porte e aparência de Christine a qual, enquanto isso, usa uma fantasmagórica máscara branca.
A falta de escrúpulos do talentoso e respeitado médico é chocante e a fidelidade absoluta de sua secretária provocam indagações. Até que ponto pode-se ir em busca de um “bem” maior, mesmo que inicialmente para sua filha mas logicamente estendível a todos? A utilização indiscriminada de cães como cobaias de suas técnicas também levanta várias questões.
Mas não pensem que é um filme para estômagos fracos. Cenas como a ida noturna ao cemitério com o corpo de uma garota, a visão desfocada da face de Christine sem a máscara e, principalmente, a operação de retirada completa da face de uma das garotas, com toda sua frieza e cuidados médicos, são extremamente chocantes.
Um grande filme, que não merece permanecer esquecido.
(postado no MKO)
Screens




Link ed2K
Les.Yeux.Sans.Visage.(aka.Eyes.Without.A.Face).(1960).CRiTERiON.DVDRip.XviD.avi [699.15 Mb]
Legenda
Link Direto
Nenhum comentário:
Postar um comentário