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Joker Jackson e Noah Cullen são dois prisioneiros que conseguem fugir depois que o ônibus que os transportam para o presídio sofre um acidente. Ocorre que eles estão acorrentados um ao outro. E pior: Jocker é branco e Noah é negro. Ao mesmo tempo em que ambos tentam de lidar com suas ''diferenças'', precisam contar um com o outro para poder escapar dos policiais que os perseguem. Quando conseguem se libertar das correntes, finalmente eles percebem que a hostilidade que havia transformou-se em amizade e respeito.
Premiações
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Fotografia
Oscar de Melhor Roteiro Original
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Sidney Poitier)
Prêmio Nações Unidas
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Direção (Stanley Kramer)
Prêmio de Melhor Roteiro
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Urso de Prata de Melhor Ator (Sidney Poitier)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme - Drama
Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca
Bodil de Melhor Filme Americano
Indicações
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme
Oscar de Melhor Direção (Stanley Kramer)
Oscar de Melhor Ator (Tony Curtis e Sidney Poitier)
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Theodore Bikel)
Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Cara Williams)
Oscar de Melhor Edição
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro (Tony Curtis)
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Urso de Ouro (Stanley Kramer)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Direção (Stanley Kramer)
Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Sidney Poitier e Tony Curtis)
Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Cara Williams)
Prêmio de Melhor Filme a Promover a Paz entre os Povos
Curiosidades
- Marlon Brando e Frank Sinatra chegaram a cogitar assumirem o papel que acabou entregue a Tony Curtis.
Crítica
Um dos filmes mais contundentes exportados para todo o mundo pela outrora competente Hollywood que aborda o racismo e suas implicações é “Acorrentados” (The Defiant one) de 1958. O desafiador projeto baseado na estória de Nedrick Young, com roteiro de Harold Jacob Smith só foi levado às telas devido à ousadia e firmeza de propósito do produtor e diretor Stanley Kramer. Caso contrário, o enredo seria simplesmente atirado numa gaveta e esquecido. Para atrair a atenção da maior quantidade possível de público, Kramer contratou dois dos mais populares astros de então, Sidney Poitier e Tony Curtis.
O enredo inicia numa prisão que mais proporciona violência e hostilidade do que reabilita o interno para o posterior convívio com a sociedade. Durante o transporte dos internos, o camburão sofre um acidente e eles fogem. Coincidentemente se dirigem na mesma direção, os personagens antagônicos que conduzem a narrativa cheia de revelações até o final surpreendente.
Recentemente, houve uma refilmagem, mas sem o mesmo impacto do original porque mesmo que ainda haja um preconceito velado, o negro hoje já conquistou o seu espaço em todos os setores da sociedade, principalmente no cinema.
Entre outros exemplares dignos que atacam de frente o racismo podemos citar, “A Libertação de L.B Jones(William Wyler), O Mundo não Perdôa (Clarence Brown), O que a Carne herda(Elia Kazan),O Incerto amanhã (Otto Preminger), Os violentos homens do klan (Terence Young) e o mais violento de todos, Mississipi em chamas(Alan Parker).
Aprígio Netto é cinéfilo e colunista do Fanzine Episodio Cultural
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The.Defiant.Ones.(1958).DVDRip.XviD.avi
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