Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

sexta-feira, 4 de junho de 2010

356. A DOCE VIDA (1960)

Image Hosted by ImageShack.us

IMDb Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni em desempenho memorável) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Premiações
Oscar 1962 (EUA)
- Venceu na categoria de Melhor Figurino - Preto e Branco.
- Indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte - Preto e Branco.

BAFTA 1961 (Reino Unido)
- Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Filme.

Festival de Cannes 1960 (França)
- Vencedor da Palma de Ouro.

Prêmio NYFCC 1961 (EUA)
- Venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 1961 (Itália)
- Venveu nas categorias de Melhor Ator (Marcello Mastroianni), Melhor História Original e Melhor Cenografia.

Curiosidades
- O personagem "Paparazzo", fotógrafo interpretado por Walter Santesso, que trabalha com Marcello Rubini, é a origem do termo que descreve os fotógrafos intrusivos, denominados paparazzi, no plural.

- Uma das maiores sequências do filme, sobre o relacionamento de Marcello com uma velha escritora que vivia em uma torre e que seria interpretada pela atriz Luise Rainer, foi cortada do filme após uma série de problemas entre Rainer e Fellini. Ela reagiu furiosamente dizendo que: "havia estragado uma peça de roupa caríssima para vestir uma personagem que nunca existiria!".

- No filme aparece Christa Paffgen, que adotou o pseudônimo de Nico, e fez parte da banda Velvet Underground.

- Na "festa dos nobres" alguns dos garçons eram aristocratas verdadeiros. A modelo e cantora Nico interpreta a si própria nesta cena.

- Na cena do clube romano de estilo antigo, na qual Marcello faz sua primeira investida em "Sylvia" (Anita Ekberg), aparece Adriano Celentano, que anos mais tarde se tornou famoso na Itália como cantor e ator.

Crítica
Exercício curioso de observação crítica é perceber como um mesmo tema pode gerar filmes radicalmente diferentes, dependendo do cineasta que o aborda. O clássico inquestionável "A Doce Vida" (La Dolce Vita, Itália, 1960), grande obra-prima de Federico Fellini e presença quase obrigatória nas listas de dez melhores filmes de cinéfilos e cineastas mundo afora, é uma excelente maneira de comprovar isto. Basta colocá-lo ao lado de outros grandes momentos do cinema italiano da década de 1960, em especial os três exemplares da trilogia da incomunicabilidade de Michelangelo Antonioni, feitos praticamente ao mesmo tempo em que Fellini erguia seu monumento de 174 minutos.

Os dois diretores trabalharam com o mesmo material: uma crítica ao vazio existencial dos ricos, à pobreza espiritual e à degradação moral daqueles que vivem na frivolidade da aristocracia. Fellini apareceu com uma história alegórica e espalhafatosa, cheia de símbolos circenses e psicanalíticos que celebravam aquela típica euforia nostálgica que marcaria seu trabalho futuro: artistas circenses, mímicos, personagens extravagantes, mulheres fogosas – enfim, um filme alegremente melancólico, com teor sutil mas firme de crítica social. Antonioni, ao contrário, realizou uma trinca de filmes depressivos, tristes (o primeiro, "A Aventura", foi lançado no mesmo ano de "A Doce Vida"), com longas e silenciosas caminhadas e personagens amargurados. Ambos dizem basicamente as mesmas coisas, cada um a seu modo.

Embora também seja reconhecido como gênio do cinema, Antonioni deixou menos marcas na memória dos cinéfilos do que Fellini. "A Doce Vida" gerou algumas das imagens mais poderosas e icônicas do cinema europeu, a principal delas sendo o célebre banho de madrugada da deusa sueca Anita Ekberg, junto com o charmoso Marcello Mastroianni, na famosa Fontana di Trevi. Muita gente que nunca viu o longa de Fellini reconhece o filme por causa desta cena. Ela é tão famosa que transcendeu o cinema. Em 19 de dezembro de 1996, dia em que Mastroianni faleceu, centenas de fãs foram espontaneamente até Trevi, sem que ninguém pedisse, para depositar rosas na fonte, como forma de homenagear a memória do ator.

A história de "A Doce Vida", parodiada por Woody Allen em "Celebridades" (1998), traz Mastroianni como um jornalista de origem humilde, trabalhando em Roma como colunista social. Ele exerce seu ofício sobretudo à noite, rondando os bares e boates luxuosos da Via Veneto, a mais famosa e glamourosa avenida da capital italiana. A estrutura narrativa é episódica, com segmentos praticamente independentes mostrando o cotidiano noturno de Marcello, também nome do personagem interpretado pelo ator. Marcello leva uma vida doce: come nos melhores restaurantes, bebe a melhor champanhe, dorme com mulheres belas e ricas. Mas está triste. Ele sente que algo está errado, embora não saiba direito verbalizar o sentimento.

Fellini utiliza uma forma ímpar de contar sua história, sempre leve e bem-humorada, recheando cada episódio vivido pelo jornalista com diálogos saborosos que circulam o tema sem jamais abordá-lo diretamente. Suas cenas são quase sempre alegóricas, indiretas, causando na platéia uma sensação permanente de que algo está passando despercebido. É um cinema diferente, lúdico, que apela para climas e sensações, e não dá muita bola para essa palavrinha chamada lógica. Vale lembrar que com "A Doce Vida" Fellini rompia em definitivo com o movimento neo-realista, mergulhando cada vez mais, nos filmes seguintes, nesta técnica peculiar de fazer cinema, algo que lhe dava um prazer quase infantil.

Tome como exemplo a famosa seqüência de abertura. Nela, Marcello sobrevoa Roma de helicóptero e o aparelho pára acima de uma luxuosa cobertura, onde belas mulheres seminuas tomam sol. O jornalista flerta com uma delas e lhe pede o número do telefone, para que possa ligar mais tarde. Ela não escuta o que ele está dizendo, e ele também não compreende quando ela tenta lhe dizer isto. Os críticos interpretam a cena como uma alegoria do tema principal do filme, a incomunicabilidade – ninguém consegue se entender, e mesmo quando tentamos desesperadamente falar com o próximo, ele não nos ouve, ainda que se esforce para fazê-lo.

Há passagens memoráveis em "A Doce Vida", como a breve e divertida visita que o pai do protagonista faz a ele, vindo da humilde cidade interiorana onde mora a família, mas as seqüências mais importantes parecem ser aquelas que incluem o personagem Steiner (Alain Cony), o rico empresário que Marcello elege como ídolo: homem rico e inteligente, bem-sucedido no trabalho e no casamento, pai amoroso de lindos filhos, sereno e tranqüilo. Steiner é um espelho para o jornalista, espécie de prova de que alguém pode manter a integridade pessoal e a riqueza de espírito, mesmo vivendo em meio à luxúria vazia dos ricos. É a partir de certo acontecimento radical envolvendo o personagem que "A Doce Vida" toma o rumo amargo do final inesperado em que, mais uma vez, Marcello tenta conversar com uma mulher, sem conseguir. Tire conclusões por si mesmo, e aproveite a galeria de imagens inesquecíveis adornadas pela música especial de Nino Rota.

Por: Rodrigo Carreiro

(Informações postados por Silenzio no MKO)

Screens




Links ed2K (postados pelo amigo UserOffline do CST)
La.Dolce.Vita.(1960).PROPER.B&W.DVDRip.XviD.cd1-FRAGMENT.avi
La.Dolce.Vita.(1960).PROPER.B&W.DVDRip.XviD.cd2-FRAGMENT.avi

Legenda
La.Dolce.Vita.(1960).PROPER.B&W.DVDRip.XviD-FRAGMENT.ptbr.srt
ou
Link Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário