Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.

Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.
É claro que eu, amante das duas coisas Sétima Arte e Listas , não podia deixar passar a oportunidade de trazer para vocês a lista dos filmes e os respectivos links na nossa querida mulinha que vai trabalhar sem parar por um bom tempo...rsrsrs
Lembrem-se que as datas e traduçoes dos títulos dos filmes segue a lista do livro e não do IMDb.
Sempre que necessitarem de fontes na mula é só solicitar. Abraços a todos.

NOSSOS DIRETORES

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

487. VERGONHA (1968)

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us



Os efeitos de uma guerra civil no relacionamento de um casal de músicos. Eva e Jan Rosenberg, ambos violinistas que, desde que sua orquestra foi dissolvida, têm trabalhado em uma fazenda isolada para ganhar a vida. Quando sua área é invadida por tropas rebeldes, a paisagem anteriormente bonita é transformada em um pesadelo de morte e destruição.

Premiações
Indicado ao Golden Globe de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1969
Vencedor do Cinema Writers Circle Awards, na Espanha na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Crítica
Originalmente da United Artists, este é dos filmes menos conhecidos de Bergman (1918-2007), que, como de hábito nesta fase, foi rodado na ilha onde morava, a de Faro. Filmado logo depois de "A Hora do Lobo", é o único filme de guerra do diretor. Naturalmente, ele não identifica que guerra, ou o que esta acontecendo exatamente. Na verdade, o que lhe interessa é mostrar como os seres humanos reagem a uma situação de guerra. No caso, parece ser uma guerra civil. Morrem vizinhos e eles chegam a ser presos como colaboracionistas. São liberados, mas um capitão continua a persegui-los.

Indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro, ganhou no National Board of Review como filme estrangeiro e atriz. Mas é um filme tão fora da tradição do diretor que, embora tenha sido feito durante a Guerra do Vietnã, parece ser mais contra qualquer guerra, não importa de que lado você esteja. Não que o filme tenha uma mensagem óbvia ou faça discursos, Bergman não era um diretor político ou menos ainda engajado.

Seco, mesmo árido, é belamente fotografado em preto e branco. Muita gente interpreta que a "vergonha" seja de Deus. Se uma pessoa acordar uma manhã e tiver vergonha do que fez? Essa pessoa poderia ser o próprio Deus. Para Liv Ullman, o filme rodado com o mínimo de orçamento e o máximo de rigor, é uma alegoria sobre o povo na guerra, sobre gente comum, que mal entende os motivos do conflito, quem está do lado certo ou errado; guerra como o mal social definitivo. Mostra a desintegração das pessoas e de um casal, numa situação louca e sem sentido. Afinal, quem vai nos matar?

Rubens Ewald Filho - Cinema Uol

Screens


Link ed2K
Skammen.(aka.Shame).(1968).B&W.DVDRip.DivX5-La.Honte.avi

Legenda
Skammen.(aka.Shame).(1968).B&W.DVDRip.DivX5-La.Honte.ptbr
ou
Link Direto

3 comentários:

  1. Oi Paty , que bom que vc gostou logo posto A Hora do Lobo , não sei se vc viu mas acho um dos melhores de Bergman,
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. A hora do lobo ainda não vi, mas vou ficar atenta.

    Beijos

    ResponderExcluir